Alternativas Para Enriquecer o Modo Offline: Sliders, Custom Tactics, Full Manual, Etc.

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alternativas Para Enriquecer o Modo Offline: Sliders, Custom Tactics, Full Manual, Etc.

Mensagem por El Vasquez em Ter Mar 07, 2017 6:45 pm

Obs: Durante o texto eu falo sobre deixar o jogo “mais realista”, com aspecto de “simulador”, etc. Mas por favor amiguinhos, não levem isso ao pé da letra, ok? Rs

Vamos lá!

1. O Problema
2. Sliders (e não apenas eles)
3. Custom Tactics
4. Full Manual
5. Minha Opinião
6. Resumo Geral

1. O PROBLEMA

Tanto no Modo Carreira, como na Master Liga do PES, nós jogadores off-line procuramos basicamente seguir um padrão minimamente aceitável no que se refere ao realismo, buscando proximidade ao que ocorre normalmente em uma temporada de um time de futebol: jogos pré temporada; campeonatos nacionais; taças nacionais; campeonatos continentais; elencos que seguem um padrão e por aí vai...

Procuramos buscar certo padrão, mas nas minhas últimas tentativas eu estava me frustrando demais, e digo o porquê: No PES eu sempre percebi uma coerência na IA, os times fracos realmente eram fracos e jogavam de forma cautelosa, menos agressiva, buscando normalmente os contra ataques. Ao contrário das grandes forças, que possuem características próprias, e vamos confessar, o game da Konami sempre foi superior nesse sentido, até hoje. No Fifa a falta de identidade dos times é gritante, isso me tirou o sono muitas vezes. Jogando em níveis elevados, uma partida contra o Levante pode ter a mesma dificuldade que contra um Real Madrid! Quem joga Fifa off-line com frequência nas configurações básicas sabe do que estou falando.

Esses dois aspectos que mencionei, são apenas a ponta do iceberg. Outros problemas no Fifa são decorrentes, como por exemplo a diferença mínima do nível Classe Mundial para o Lendário, sendo que o Profissional é fácil demais. Ou seja, algo precisava ser feito, eu precisava de um equilíbrio pra poder jogar a minha temporada com emoção e gosto! Sem ter que desistir antes de encerrar o primeiro turno.

Até que numa busca despretensiosa na internet, encontrei um fórum chamado Operation Sports (http://www.operationsports.com/forums/) Nesse fórum eles costumam falar sobre games de esportes em geral, abordando maneiras de tornar seu jogo mais realista, se é que podemos falar assim. Nele encontrei a aba do Fifa 17 em que vários usuários debatiam o mesmo tema, e cada um ia apresentando a sua forma de lidar com a situação. Quem quiser da uma olhada, vale a pena viu. Neste fórum peguei várias dicas valiosas que eu nunca sequer tinha testado! A seguir, vou mostrar passo a passo as alterações que fiz para tornar o meu jogo mais interessante.

2. SLIDERS (e não apenas eles)

Começando pelos famosos silders. Pra quem não conhece, são as configurações que temos nas duas últimas abas do menu do game. Nele podemos aumentar/diminuir varias características do game, desde velocidades de chutes/passes; linha de defesa; compactação da equipe até habilidade dos goleiros.

No título eu coloquei SLIDERS (e não apenas eles) pois eu fiz um experimento (baseado nas informações do OS) pela primeira vez no Fifa de aumentar o TEMPO DA PARTIDA. No PES eu já tinha feito isso, mas nunca testei no Fifa, e por incrível que pareça, posso estar falando uma tremenda bobagem, mas existe algo relacionado envolvendo tempo da partida/velocidade do jogo. Explico, eu senti uma nítida cadência pelo simples fato de ter mudado o tempo de partida 6 minutos para 10 minutos (cada tempo). Parece que o jogo se adapta para que a partida não fique com um número excessivo de gols proveniente do tempo maior de jogo.

A partir desse ponto, fui alterando os sliders de acordo com o vídeo abaixo. No vídeo a seguir podemos ver as configurações baseadas nas impressões de vários usuários do fórum, obtendo desta forma uma média do que é aceitável para que uma partida seja mais coesa possível, comparando a grosso modo com a realidade.
Lembrando sempre que os ajustes dos sliders variam do gosto de cada um. Eu adotei essa configuração, pois não foi baseada apenas em uma opinião, mas sim, em várias, com o intuito de deixar o game mais realista.

Bom, após a aplicação dos sliders e tempo de partida, com certeza vc irá notar uma melhora nítida na gameplay, bem cadenciada (lembrando sempre de ajustar o game para LOW/LENTO). Ao meu ver, 10 minutos para cada tempo, é uma ótima opção, pois não deixa a partida longa demais, e ao mesmo tempo, a deixa mais real no sentido de administrar um resultado. Por exemplo, quando eu jogava com 6 minutos por tempo, eu me sentia bem mais preocupado quando tomava um gol no início do segundo tempo, pois restavam poucos minutos para tentar uma virada, e eu me desesperava. Agora nessa nova configuração, temos mais calma para ajeitar o time, tocar a bola, ler o jogo e aí sim, procurar uma possível virada. 10 minutos por tempo realmente é uma ótima sacada para quem realmente quer desfrutar uma partida sem correria.

Outro ponto a ser corrigido para aumentar o realismo era o fator casa. Jogar dentro ou fora de casa no Fifa é a mesma coisa, só muda o estádio e o canto da torcida! Não vejo graça nenhuma nisso, pois muitas vezes enfrentava equipes fáceis em casa e me matava pra ganhar. Ou então enfrentava equipes fortes fora de casa e ganhava facilmente, tudo depende do seu nível e de qual equipe vc pega. Mas o X da questão foi sempre esse: NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE JOGAR COMO HOME OU AWAY. Se tiver, é ínfima.

Para resolver isso, a melhor opção é deixar no Lendário nas partidas fora de casa, em que realmente o couro vai comer. E Classe Mundial nas partidas em casa, onde costumam ser mais fáceis. Isso vc pode ajustar de acordo com o seu nível, eu por ex, acho os níveis Lendário e Classe Mundial muito parecidos, portanto costumo jogar as partidas Away no Classe Mundial e Home no Profissional. E posso dizer, isso faz toda a diferença!

3. Custom Tactics

Essa é mais uma alternativa para dar mais vida a CPU. O Fifa por default vem com os times ajustados de maneira muito semelhante, e para dar mais personalidade as equipes, muitos usuários editam as Táticas Personalizadas de cada time para dar mais realismo ao game. O site Projetc 10 (http://projec10.org/) possui várias Custom Tactics de vários times para quem quiser conferir. Para aplicar, parece trabalhoso, mas não é, em menos de 20 minutos vc consegue alterar as táticas de uns 20 times. Eu recomendo! Mais informações, no site Project 10.

4. Full Manual

Essa é outra opção que da mais liberdade ao jogador. Pois através dela podemos excluir a maioria dos automatismos que o game oferece no seu modo padrão. Eu particularmente uso na opção SEMI, e quando não tem como deixar em SEMI, eu deixo MANUAL. O jogo ganha outra dinâmica com certeza. Eu fico abismado com a quantidade de variáveis que o Modo Manual proporciona, chega a virar um outro jogo, um outro mundo.

Mas é claro que nem todos conseguem jogar assim. Eu sugiro que tentem no SEMI, que já é bem melhor que o Assistido. Eu recomendo utilizar o FULL MANUAL na medida em que o jogador começa a querer mais desafios, no momento em que a CPU não está tão desafiadora assim e automaticamente vc queira mais dificuldade.

A combinação LENDÁRIO+FULL MANUAL é a resposta ideal para aquele que se queixa da dificuldade “extremamente fácil” do Fifa. Vai lá amigão, tá fácil? Jogue assim e então me conte a sua experiência! Rs

5. Minha Opinião

Adorei, a minha experiência com o game está muito mais intrínseca. Agora, eu jogo cada partida com muito mais gosto, antes eu jogava um “lote de partidas” a fim de terminar logo o campeonato. Mas agora não, eu realmente consigo curtir cada partida, tanto fora como dentro de casa, a dificuldade está bem mais coesa, com bastante equilíbrio em chutes efetuados e tomados, faltas sofridas, pressão da cpu, etc. Não tenho do que reclamar, enfim encontrei a paz, nem q seja temporária. Kkk

Espero a opinião de vcs tb, guerreiros do Modo off-line!

6. Resumo

* Tempo: 10 minutos
* Velocidade: Lenta
* Sliders (https://www.youtube.com/watch?v=42iw2HpEbK8)
* Dificuldade: Home (Classe Mundial) Away (Lendário)
* Táticas Customizadas (http://projec10.org/)
* Full Manual ou SEMI
El Vasquez

Pontos : 93
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Re: Alternativas Para Enriquecer o Modo Offline: Sliders, Custom Tactics, Full Manual, Etc.

Mensagem por drigOrange em Qua Mar 08, 2017 8:50 pm

Caraca, que tópico fenomenal, é uma legítima cartilha para se jogar Offline.
A explicação com a tese de sugestões argumentativas, de fato, faz uma abordagem extremamente ampla para o usuário refletir a propósito de encontrar as melhores possibilidades. Ou seja, principalmente os aficionados que buscam o realismo, naquela tentativa de capturar o máximo da simulação permitida.

El Vasquez, tu foi tão além que me deu uma bela dica para vincular no meu vindouro patch (ao FIFA 16). Sem duvida, ajustar as estratégias de algumas equipes, se torna realista, quanto ao comportamento, que por sua vez, implicará na atuação dos mesmos no decorrer dos campeonatos.

Contudo, depois dessa, vou ter que rever inúmeros conceitos, viu?! rs
Aliás, estas são questões intrínsecas que englobam até a psicologia. Compramos o jogo, e seguimos mecanizados sempre repetindo o exato modus operandi. Enfim, por isso, é importante estar aberto, se permitindo mudar certos hábitos de outrora.

Parabéns pelo texto que, diga-se de passagem, ficou “impecável”, será a “joia da Orbe” tanto aos users cadastrados como os visitantes.

drigOrange
Admin

Pontos : 293
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://fifaorbebrasil.forumeiros.com

Re: Alternativas Para Enriquecer o Modo Offline: Sliders, Custom Tactics, Full Manual, Etc.

Mensagem por superbetiol em Sex Mar 10, 2017 12:22 pm

Belissimo post El Vazquez!!!

Eu, como jogador essencialmente offline, já uso algumas dessas estratégias há anos no FIFA, como jogar sempre na velocidade lenta, configurar sliders e alterar a dificuldade nas partidas em casa e fora. Preciso largar a preguiça de mexer nas táticas das outras equipes e aumentar o tempo de jogo (jogo com 6 minutos de duração por tempo)...

Abraços!!
superbetiol

Pontos : 91
Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Roberto Baggio em Sex Mar 10, 2017 4:47 pm

Parabéns pelo tutorial EL Vasquez!
Roberto Baggio

Pontos : 175
Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum