O Handicap não cansa...

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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por drigOrange em Seg Out 22, 2018 6:25 pm

Chad, meu nobre garoto, vejas bem. 
O tão famigerado Handicap que já discorri ao além, é sem duvida, bastante complexo de ser compreendido. 
Porque, quando o mesmo se aciona, logo se percebe nos comandos, seus "bonecos" ficam absurdamente pesados, lerdos, errando até o mais simples forçadamente. Então, eu diria que é uma desvantagem momentânea, visando dar vantagem ao oponente. 
Aonde atua mais forte com intensidade máxima, é nos modos online. Portanto, o Handicap, é uma programação muito bem engendrada pelos Engenheiros de Software da EA. Ou seja, tem uma logística para acontecer mediante a super-somática de fatores que o user realiza em suas linhas do tempo (ou histórico). 

No que tange aos vídeos que foram anexados no Twitter. 
Olha, só de observar, a maioria são bugs, anomalias de programação. Porque, convenhamos, nenhum programador iria desejar que determinados bonecos saíssem voando pelo cenário. 
O fator curioso é que agora estava pensando, é que, lá nos anos 90, situações do gênero até aconteciam, mas, de fato, os jogos eram muito bem feitos.
Já hoje, nos badalados tempos pós-modernos, parece que o normal é ter um jogo normal. rs

P.S.: Depois irei pesquisar um artigo de um post, sensacional, que na época dos debates na GameVicio, foi redigido pelo Igusravoms.


Última edição por drigOrange em Seg Out 22, 2018 6:53 pm, editado 2 vez(es)

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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por drigOrange em Seg Out 22, 2018 6:49 pm

Como funciona o Handicap
Responder
Handicap! Se você joga FIFA online, alguma vez já ouviu falar desse termo bastante famigerado na comunidade de fifeiros. Muitos dizem que é manipulação do jogo, outros que é tentativa de simular resultados improváveis da vida real e ainda outros dizem que é chororô de quem está perdendo. Bem, vamos tentar desmistificar isso aqui!
O que é Handicap?
Handicap é um termo em inglês que significa incapacidade ou ato de dar vantagem ou desvantagem. É bastante utilizado no cotidiano por nativos da lingua no sentindo de deficiência física ou mental. No mundo dos esportes, significa um critério de aplicação de sobrepesos para equiparar as possibilidades de vitória entre dois oponentes em categoria desigual. Algo como peso casado nos boxes.
Como ele funciona nos videogames?
O Handicap aparece no mundo dos videogames com o objetivo de criar uma dificuldade, em determinada fase do jogo, maior que a pré estabelecida pelo usuário. Algo fora do trivial para criar o fator desafio em um game.
Isto é claro nas partidas do FIFA desde as primeiras versões nos jogos offline e desde a versão 12 nos modos online. No FIFA existe os sliders, que foi uma ótima idéia que os desenvolvedores da EA elaboraram, permitindo a customização do núcleo do jogo. Ou seja, além dos stats dos jogadores, nível de dificuldade e velocidade do jogo (slow/normal/fast), também temos uma customização geral do gameplay para o seu usuário e para a CPU. Agora, pense que os sliders também podem ser utilizados, em backend, para modificar o ritmo do jogo.



Porém, antes de ir mais além preciso voltar no tempo: lembra do Internation Super Star Soccer Deluxe?


O Handicap no Internation Super Star Soccer permitia que você regulasse os niveis de vantagem e desvantagem em amistosos contra CPU ou contra um amigo do segundo controle.
Nos Torneios (World Series, International e Scenario) não era permitido modificar.
No entanto, era algo amigável e compreensível, pois a Konami exibia no frontend e permitia ao usuário gerenciar seu elenco para melhor escalar o 11 inicial.
Diferente da Konami, a EA faz uso do Handicap a partir dos sliders em várias esferas:
- utiliza o Handicap no Backend
Ela não mostra para você o que foi alterado para uma determinada partida nos sliders no frontend.
- utiliza o Handicap em Tempo Real
FIFA modifica os sliders no decorrer de uma partida.
Um exemplo claro é quando seus jogadores ficam demasiadamente pesados.
Não é apenas fadiga nos jogadores causada pela duração da partida.
A EA modificou o slider de aceleração do seu time afim do jogo se tornar ainda mais desafiador.
- utiliza o Handicap em Modos Online
Aí que mora o grande problema da EA!
FIFA é um dos únicos jogos que cria handicap em jogos multiplayer.
Isso mesmo, amigão.
A EA mexe nos sliders no backend:
- no modo Temporadas
- no modo Ultimate Team
Está perdendo gols feitos frequentemente?
A EA modificou o slider de frequência de erro de finalização do seu usuário. Não foi você que chutou errado.
Os passes todos vão nos pés do adversário?
A EA modificou o slider de frequência de erro de passe do seu usuário. Não foi você que desaprendeu a tocar a bola.
Sentindo seus jogadores pesados?
A EA modificou o slider de aceleração da sua equipe. Não é meramente cansaço.
Goleiro adversário catando tudo?
A EA modificou o slider de habilidade do goleiro do adversário.
Qual a intenção do Handicap por parte da Electronic Arts?
Permitir que todos vençam partidas.
Não existe curva de aprendizado.
Ela não quer ver ninguém desencorajada a jogar o game.
Isso sobe para um outro nível quando existe um modo onde a EA arrecada dinheiro (Ultimate Team).
Ou seja, todos os jogadores vivem numa roda gigante de vitórias e derrotas.
Bons jogadores vencem um pouco mais.
Jogadores casuais perdem um pouco mais.
Mas não existe um retrato fiel e sem mácula do histórico de um jogador.
Quase não existe meritocracia ao jogar FIFA online.
OBS: além do Handicap, existem dois termos também bastante controversos no FIFA. São eles: Scripting & Momentum. Estes são assuntos para outra oportunidade. 

Créditos/autor. 
Igusravoms (tópico criado na GameVicio no ano de 2015).

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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por Chad' em Seg Out 22, 2018 9:22 pm

Eu considerei os vídeos como handicap/script pelo fato de, após o bug, acontecerem situações fora das condições normais.

No primeiro vídeo, o jogador obstrui o goleiro e sai um gol.
No segundo, o atacante perde a bola e uma boa chance de gol.
No terceiro, o goleiro solta a bola como se tivesse sabão nas mãos e isso leva a um gol.
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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por DJRolly em Qua Out 24, 2018 1:22 pm

Galera, handcap / manipulação não é algo complexo não.

é um simples código que é ativado quando determinado fatores são analisados.

os itens elencados pelo Drigo, como pontuação, nº de vitorias, posse de bola, placar e etc...dai a EA ativa o script que faz a "modificação" para determinado player.

O falar, Engenhosidade da EA, nada mais é que um pequeno script que é rodado quando a condição é satisfeita.

quem entende um pouco de programação sabe que a grande maioria das linhas de códigos são feitas com laços de condições, até mesmo no EXCEL vc consegue simular isso com a famoso "=SE(CONDIÇÃO; VALOR VERDADEIRO; VALOR FALSO)" traduzindo, se a condição for verdadeira, ou seja, se ela foi satisfeita o valor verdadeira será exibido, ou o código será executa(transformar o time x em ameba) se não, se for falso, deixa tudo igual como está.

recentemente com as eleições surgiram varios boatos de fraude em urna eletronica, onde o TSE diz que a urna é inviolável....meu pau de óculos!!
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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por superbetiol em Qui Out 25, 2018 5:24 pm

O "handicap" (script, programação) sempre existiu em jogos de futebol. E tem que ser assim. Do contrário, em três meses, um player dedicado aprenderia todas as manhas do jogo e, simplesmente, não perderia mais para a IA. Lá nos anos 90, quando moleques, chamávamos isso de "apelação", "computador apelão", etc...

Com a popularização da jogatina online, as críticas ao handicap se tornaram mais intensas pelo fato de já não ser a IA sua adversária, mas sim, outro player humano. Na teoria (apesar de isso ser mais teoria do que prática), o handicap não deveria existir nos confrontos player x player. Mas não é isso que acontece.

A grande crítica a EA é a forma pouco cuidadosa que o script, no FIFA, atua, tornando evidente demais que algo "errado" está acontecendo. A manipulação, que sempre existiu, se tornou evidente, revoltando a comunidade. Como já dizia nosso amigo Felix, lá na W11, "me rouba, mas não mostra na minha cara isso"...

Acredito eu que o tempo curto entre um FIFA e outro atrapalha na ocultação desses scripts. Os programadores não tem tempo suficiente para programar o script para que ele atue de uma forma pouco evidente, algo que acontecia antes da era dos games online, onde éramos roubados e não percebíamos isso.

FIFA é um game anual. Se a sua curva de aprendizado for muito alta, vai estar lançando o FIFA 20 e muita gente ainda não aprendeu a jogar o FIFA 19. E, só perdendo, qual a motivação para se comprar o novo game?

O handicap nos modos online é uma estratégia comercial eficiente mas, se a EA não ocultar melhor esses scripts dos seus clientes, pode estar dando um tiro no pé e inclusive ver clientes seus migrando para o PES, que também tem handicap, mas muito menos evidentes para o usuário comum, passando para esses, inclusive, a impressão que não tem handicap quando comparado ao FIFA, o que não é verdade.

A diferença é que a Konami te rouba sem vc perceber e não faz como a EA, que entra na sua casa, rouba tudo e ainda espera vc chegar, para te avisar que tá levando suas coisas...

Abraços!!

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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por drigOrange em Qui Out 25, 2018 8:02 pm

Betiol, eu concordo com esta explicação.
Sim, lá nos primórdios, os scripts eram produzidos para se jogar com a I.A, de modo que, a mesma, gerasse diferentes formas de comportamento visando imitar o jeito humano.
Porém, conformo o PRODUTO se tornou Online, os mesmos programadores, viram aí, a fórmula magica para controlar os jogadores (não bonequinhos virtuais, mas, sim, HUMANOS ou CLIENTES). Cujo objetivo é alavancar o lado comercial. 
Te afirmo convictamente que tudo o que o user faz Online, independente do seu potencial/opções de controle, segue uma logística que foi muito bem arquitetada pelos engenheiros de Software. Conforme se constata no seguinte dossiê. Confira no LINK

No mais... 
Tanto eu, como vários users jogamos pra caramba, e diante de tais percepções, foi o suficiente para assimilar o que acontece "forçadamente". 
Por ex. 

Vc ganhar uma sequencia de partidas (mais de 12 invictas), daí sucessivamente nada mais dar certo. O que não é por simples coincidência. 
Estar prestes a conquistar o título, e faltando, 1 ou 2 jogos, o time praticamente morre em campo. O mesmo se aplica a se manter numa divisão. 

Enfim. 
Para mim, até as contas quando vão ficando acumulativas "em nível de XP" e "nível de perícia em cada competição que se disputa", tbm vão sendo escaneadas para lidar vantagem ou desvantagem, mediante a outros players/clientes, que vão entrando na brincadeira. 
Ou seja, basicamente, digo-lhe que não é algo inocente que foi criado, mas, no entanto, atende a um propósito. 

[...]

Rolly exatamente. 
O básico de uma programação, eu entendo, aliás, como tu bem sabe, joguei muuuuuuuuuito Online (de 2009 até 2016), às vezes, virando madrugadas. 
Só no FIFA 12, onde fui mias viciado, inclusive foi uma versão que curti, terminei entre os 100 do ranking. 

Quando me referi a ser algo complexo. 
É tipo, o que a EA bolou, é tão genial, que acaba confundindo até mesmo com bugs. Já outros "imaginam que nada é possível, e ficando nas teorias da conspiração". 

Os efeitos do Handicp ao se jogar por longos períodos, são visíveis, aliás, sensitivos. Sei que vc está ligado tbm. 
E, isto segue toda uma ordem para acontecer. Não vou relatar detalhes, pois, isto é irrelevante ao debate.


Última edição por drigOrange em Qui Out 25, 2018 10:51 pm, editado 2 vez(es)

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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por drigOrange em Qui Out 25, 2018 8:58 pm

Chad, ainda acho que estes lances são bugs. 
Porque, neste FIFA 19, que foi feito na foice e martelo, vem acontecendo com "normalidade" sucessões de anomalias. Inclusive, muito tem a ver com o próprio motor gráfico. A Frostbite é uma vdd desgraça. 
O Handicap, por tudo o que já vi e joguei, é algo sintomático (que tu sente um delay, teus comandos não correspondem como deferiam). Ou seja, é uma programação SCRIPT que desencadeia uma avalanche de momentums na jogabilidade. 

Em contrapartida... 
Se assim fosse de um goleiro largar a bola do nada. O boneco X obstruir a passagem de outro. 
Teria que ser uma I.A operando a nível quântico. Entende? 

Vou te dar um belo exemplo para tu entender perfeitamente o que é o HANDICAP. 
Imagina que existam dois atletas velocistas competindo em 400 m. com barreira. Cada um irá ingerir um liquido, antes da corrida. 

O 1° consome apenas água (que deveria ser o óbvio). 
Já o 2° consome uma droga que causará efeitos alucinógenos, o que por sua vez, afetará as suas decisões motoras. 

A largada começa. 
Ambos os competidores travam uma disputa acirrada, porem o 2° atleta, nesta fração de instante já sente o baque.
Ele não consegue mais correr, tropeça nas barreiras e bate com a cabeça na pista, sofrendo uma parada cardio-respiratória. 

Sintetizando a explicação: 
- Todavia, tropeçar nas barreiras, bater a cabeça e sofrer a parada, são fatores relativos, porque, poderia ter ocorrido, aliás, irá ocorrer diferentes gêneros de cenários paralelos. 

O X DA QUESTÃO, É APENAS AQUELE LIQUIDO QUE FOI INGERIDO. EM VIRTUDE DO MESMO TER SIDO O RESPONSÁVEL POR TRAZER À TONA UM EFEITO DOMINÓ SUB-SEQUENTE.
Entretanto, tais bizarrices, tbm não podem ser confundidas com bugs, que são costumeiros a qualquer Software. O famoso Super Mario Bros da Nintendo, apresenta inúmeros. Ok

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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por superbetiol em Qui Out 25, 2018 10:14 pm

drigOrange escreveu:Vc ganhar uma sequencia de partidas (mais de 12 invictas), daí sucessivamente nada mais dar certo. O que não é por simples coincidência. 
Estar prestes a conquistar o título, e faltando, 1 ou 2 jogos, o time praticamente morre em campo. O mesmo se aplica a se manter numa divisão.

Esse exemplo que vc deu é perfeito quando a gente tenta entender a programação superficial do handicap no FIFA...

Utilizando o exemplo que vc deu: 12 partidas invictas mais duas que, do nada, seu time "para de jogar", fazendo com que essas duas últimas partidas impeçam seu acesso a próxima divisão. Ou seja, 14 partidas, onde vc perde duas.

Uma programação bem feita poderia te permitir vencer as 12 partidas e perder duas, inclusive te impedindo de subir de divisão. Mas não 12 vitórias consecutivas e, nas duas últimas e decisivas partidas, o handicap atuar. Poderiam ser 12 vitórias alternadas e duas derrotas também alternadas. O resultado final seria o mesmo mas, a sensação de estar sendo roubado pelo game diminuiria muito ou, até, deixaria de existir. Nesse caso, diferente da regra matemática, a ordem dos fatores altera o produto.

Lógico que uma programação assim seria deveras mais complexa, mas não impossível. E a sensação de não estar sendo prejudicado pelo jogo (mesmo que, no fim das contas, esteja) compensaria e muito o esforço dedicado.

Sempre lembrando que, o handicap atua dos dois lados. Nas vitórias e nas derrotas. Ou seja, além de se sentir roubado pelo game quando perde, não se tem certeza se realmente foi melhor do que o seu adversário quando ganha...

Abraços!!

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Re: O Handicap não cansa...

Mensagem por drigOrange em Seg Nov 12, 2018 4:00 am

Recentemente um editor do FIFA, chamado Eric, bolou um vídeo interessantíssimo sobre o tema proposto. 
Ou seja, sintetiza basicamente a visão do betiol, no que tange a programação dos Scripts, que de fato, sempre existiram nos games. 



O relato, abrange o que um Script é capaz de fazer "inclusive através do arquivo Cl" é perfeitamente manipulável, obtendo-se assim, o valor desejado, que por sua vez, implicará no modus operandi da jogabilidade. 
Mas esta é a parte estrutural do game, que, através de outras linhas de programação, a EA, é capaz de controlar nos modos Online a conta do usuário! 
Enfim, eu cheguei a explicar amplamente no vídeo do seu canal o que se trata etc e tal (...). Ok 

Agora, para mim, o vídeo abaixo é a prova incontestável do quanto a EA, manipula os envolvidos na grande brincadeira. 
O enigma é compreender o que determina TODAS as variáveis, tendo em ótica a super-somática do curso dos acontecimentos.


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