UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões

Ir em baixo

UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões Empty UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões

Mensagem por Chad' em Sab Maio 18, 2019 11:43 pm



Quem vê essa intro lembra de um passado não muito distante e que causa um certo saudosismo no torcedor brasileiro. Época de grandes jogadores no futebol europeu, uma Premier League sem muitos brasileiros... os elencos eu irei mencionar depois, afinal, o cerne desse texto é o jogo UEFA Champions League 2006-07, lançado a 20 de março de 2007 para PlayStation 2, PSP, Windows e Xbox 360. Jogo produzido pela EA Sports e que utilizava o mesmo motor de jogo do FIFA 07.

Não era só o motor de jogo: os clubes presentes no jogo eram quase os mesmos do FIFA 07. A primeira divisão de todo país europeu retratado naquela edição do game, a maioria de forma idêntica (haviam algumas mudanças, como o turco Sakaryaspor sem uniformes e escudo reais), além de alguns clubes no "Resto da Europa": Olympiakos, AEK, Panathinaikos, PAOK, Juventus (sim, era a temporada pós-Calciopoli), Sparta Praha, Levski Sofia (este não estava no FIFA 07), Bucharest, Moscow C, Moscow S, Donetsk e Kyiv (versões sem licença de Steaua Bucuresti, CSKA Moskva, Spartak Moskva, Shakhtar Donetsk e Dynamo Kyiv, todos fora do FIFA 07). Em geral, era o FIFA 07 sem os clubes de outros continentes. A semelhança era tamanha que você podia abrir ambos os jogos na sua versão de computador pelo Creation Master 07.

Aliás, como as coisas mudaram desde aquela época, né? Quem transmitia a Champions em solo brasileiro era a Record. O Barcelona tinha Messi, Ronaldinho, Eto'o, Deco e Xavi; o Real Madrid era o dos Galácticos, com Beckham, Ronaldo, Raúl e Roberto Carlos; o Valencia tinha Cañizares, David Villa e David Silva. Na Inglaterra, haviam o Chelsea de Shevchenko, Robben, Lampard e Drogba; o Manchester United tinha um ainda jovem Cristiano Ronaldo, van der Sar, Giggs e Rooney; o Arsenal já tinha Arsène Wenger no banco e entre os titulares estavam Gilberto Silva, Lehmann e Henry; além do Liverpool, campeão de dois anos antes, com Gerrard, Reina, Bellamy e Fábio Aurélio.

Poderia passar o resto do texto falando de outros clubes, mas com uma pesquisada na internet você acha o Milan de Kaká, a Internazionale de Ibrahimovic e Adriano, a Roma de Totti, o Lyon papa-títulos da França, o Werder Bremen comandado por Miroslav Klose, o Fenerbahçe de Alex, o Porto de Quaresma e Raúl Meireles, o PSV de Gomes, Alex e Farfán... a lista toda é muito boa.

A ambientação do jogo é muito boa, contém todos os estádios europeus e genéricos do FIFA 07 além do Seoul Sang-Am e de duas nova "aquisições": a Allianz Arena e o Gottlieb-Daimler. Vale lembrar que ambos eram estádios recém-construídos para a Copa do Mundo de 2006, tornando-se a casa de Bayern München e Stuttgart. Também havia o "Ultimate Stadium", aquele que aparece no vídeo lá do início do texto, e o recém-fechado Highbury. As placas de publicidade são as mesmas da vida real, o grafismo da transmissão é bem próximo do real, até a iluminação em partidas noturnas tem mais cara de Champions do que jogos na ECC (versão genérica da Champions e que existia no Modo Carreira) do FIFA 07.

Dentro de campo uma movimentação fluida, a EA havia aperfeiçoado seu motor de jogo na passagem do FIFA 06 para o 07, tendo em vista os próximos lançamentos na next-gen de Xbox 360 e PlayStation 3. Foi o primeiro jogo que apresentou a possibilidade da cobrança rápida de bolas paradas, como laterais e faltas. Também foi o primeiro jogo da EA no motor de jogo corrente a ter partidas na neve.

Mesmo sem muito realismo nas faces genéricas, a desenvolvedora apostava suas fichas nas faces de jogadores mais famosos, e que eram bem similares para os padrões da época. A questão gráfica era bem semelhante a do FIFA 07, com o suporte ao widescreen na versão de PS2. Como todo jogo lançado pela EA para uma competição em específico, haviam algumas excentricidades, como jogar com uma bola cuja pintura se assemelha a uma bola de praia, ou jogar num gramado com a cor da areia. Esses extras também apareceram no UEFA Euro 2008.

Os modos de jogos eram bem criativos. Logo de cara, no menu, você já via o "The Treble". Vale pontuar que foi no FIFA 07 que ocorreu uma revolução no Modo Carreira, deixando de lado uma moeda própria e passando a adotar valores reais em dólares, euros ou libras. Isso foi tirado para o UEFA Champions League 2006-07, e o The Treble consistia justamente nisso: treinar um clube e levá-lo ao título da Liga dos Campeões.

Você também podia jogar a Liga dos Campeões como um torneio à parte, mas começando na fase de grupos. Também havia um Modo Desafio, que continha vários cenários que variavam desde um jogo pela Premier League da temporada 2005-06 até ajudar o Celtic a levar o título da Copa dos Campeões de 1966-67, sempre com os elencos de 2006-07, claro. Também havia um Modo Lounge, nele você tinha que batalhar para ser o melhor clube em uma série de jogos. Por fim, havia um Livro de História, uma vitória contra cada clube entrava para este livro, e a cada vitória você ganhava pontos que ajudam a desbloquear os extras citados dois parágrafos acima.

A trilha sonora eu considero ok, não é marcante mas não deixa de ser legal. Passa bem a impressão de um jogo noturno, tal como as partidas da Champions League.

Em geral, o UEFA Champions League 2006-07 é um game interessante. Não é comum você ver lançamentos dessa forma, um jogo específico de uma competição. A EA conseguiu fazer um bom trabalho no que acabou sendo o último jogo da empresa canadense com a licença da Liga dos Campeões até o FIFA 19. Não é um jogo que vai te dar diversão por um ano até o lançamento de uma edição futura, mas consegue te divertir por alguns meses.

Texto originalmente escrito para o Arena dos Managers
Chad'
Chad'

Mensagens : 100
Pontos : 1038
Reputação : 5
Data de inscrição : 26/02/2017
Idade : 19

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões Empty Re: UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões

Mensagem por drigOrange em Qua Maio 22, 2019 1:54 am

Caramba Chad.
Olha, eu costumo ser demasiadamente crítico, porém, o autor que escreveu o texto com riquezas de detalhes, merece os parabéns. Nada é mais satisfatório que indivíduos que vão além e se importam com bom gosto e qualidade.

Em relação ao game.
Apenas lembro de ver na locadora, porque, nessa época, costumávamos jogar apenas o PES.
Por aqui, ainda se tinha certa restrição em mudar pro FIFA. Visto que, a galera treinava e se dedicava aos campeonatos entre municípios. Sendo assim, ficava inviável, passar a jogar o mesmo.

O cenário só mudou mesmo, quando abandonei os consoles e passei a jogar exclusivamente no PC.
Foi ali que descobri o quanto o FIFA 07, podendo editar, era magnifico. Sem duvida, aquela versão foi muito marcante (ótima trilha sonora), modo carreira que seguia por um viés realista.
A própria jogabilidade se tornou bem próxima ao game da Konami.  
Então, ambos foram fatores que contribuíram por me fazer migrar.

Lendo o post, acabei ficando impressionando.
HAVIA UM JOGO DA UEFA OFICIAL PARA PC, e, eu, sequer imaginei.

Nem lá na época dos fóruns da W11Online, alguém chegou a mencionar algo a respeito.
Se bem que, era um tanto difícil, porque, predominava o WE e PES, tínhamos apenas uma GD pro FIFA, que foi aberta com muito sacrifício.  

Valeu mesmo meu brother chad, pela ótima matéria.
De fato que para os padrões da época, o jogo era bem maneiro, inclusive, vale apena ser relembrado.

_________________
UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões AAA8
UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões 42790
UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões 41882
drigOrange
drigOrange
Admin

Mensagens : 475
Pontos : 1499
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/01/2017
Idade : 37
Localização : Canguçu - RS

Ver perfil do usuário http://fifaorbebrasil.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões Empty Re: UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões

Mensagem por Chad' em Qua Maio 22, 2019 9:20 pm

Obrigado pelo elogio, fui eu que escrevi o texto.

Esse foi o segundo jogo oficial da UEFA Champions League feito pela EA, o primeiro foi o da Champions temporada 2004-05. Como eu só joguei o da temporada 2006-07, preferi falar somente sobre ele.

Esses jogos que ficam fora da série FIFA (como os jogos da Eurocopa ou da Copa do Mundo) são bem divertidos, é muito legal ver uma competição ser retratada de forma bem completa e tendo alguns modos de jogo exclusivos.
Chad'
Chad'

Mensagens : 100
Pontos : 1038
Reputação : 5
Data de inscrição : 26/02/2017
Idade : 19

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões Empty Re: UEFA Champions League 2006-07: a EA já teve seu jogo da Liga dos Campeões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum